Professores de Ponta Grossa lançam livro sobre Terapia Assistida por Animais em Portugal

O Desembargador do TJ-PR, Prof. Pós PhD, José Sebastião Fagundes Cunha e a Prof. Dra. Érika Zanoni Fagundes Cunha, lançaram nesta quarta-feira (06), o livro Direito Constitucional Luso e Brasileiro na Contemporaneidade, na Universidade Autónoma de Lisboa, em Portugal. A obra contou com a colaboração dos autores no capítulo titulado “Ensaios de uma cosmo visão teleológica para elaboração de uma legislação específica da TAA (Terapia Assistida por Animais)”.
O capítulo foi escrito após palestra da Dra. Érika Zanoni Fagundes Cunha, no ano passado, a respeito do tema no Congresso Nacional. Além disso, a docente foi convidada para ser consultora pelo Congresso Nacional para lançar o primeiro projeto de lei que vai orientar essa atividade. Foram escolhidas 3 pessoas no Brasil, dentre elas a professora do Cescage.
“Com uma abordagem sistêmica o capítulo parte da recepção de animais como agentes motivadores para a comunicação, para a recuperação do equilíbrio emocional e a reintegração à sociedade, refletindo sobre a ausência de regras nos tratamentos de saúde humana que envolvam animais, bem como sobre as dificuldades em conciliar dados com evidências cientificas. Apoiamos a padronização dos protocolos em intervenções por animais a fim de evitar acidentes e transmissão de doenças para os assistidos”, revelou Dra. Érika Zanoni Fagundes Cunha.
Os autores agradeceram a recepção dos amigos na Europa durante as últimas semanas. “Agradecemos à Universidade Autônoma de Lisboa a recepção e a honra do lançamento do nosso livro na pessoa do Prof. Dr. Pedro Trovão, aos Coordenadores da obra Denise Hammerschmidt e Luciene Dal Ri, aos mestrandos e doutorandos pela atenção, interesse e pelo carinho. Esperamos estar juntos em outras jornadas. Meu abração especial ao Prof. Ávila que principiou por nossa faculdade e ganhou o ‘mundo’ da cultura jurídica produzindo sinergia e aproximando pessoas. ‘Tudo vale a pena quando a alma não é pequena’ e a alma portuguesa, heroica e altaneira é imensa como sua obra que desbravou continentes, fundou nações e difundiu sua cultura sem perder a humildade de quatro paredes caiadas com dois braços a nossa espera. Amo Portugal! Vivas a Portugal e nossos patrícios”, diz Prof. Pós PhD, José Sebastião Fagundes Cunha.